19 abril 2009

Sobre adaptação

Adaptação é qualidade de harmonizar-se com uma nova situação, de tal forma que ela não seja mais a nova situação, mas sim o seu próprio status quo.
Quando morei na Austrália (1990), e depois nos EUA (2003) eu não tive grandes dificuldades para me adaptar. Na verdade, em 1990 não tive qualquer dificuldade para me adaptar. Em 2003 já tive algumas.
A verdade é que você melhor se adapta quando não tem muito a deixar para trás. Em 1990 só deixei minha familia, no Brasil. Tinha pouquissimos amigos (uns 02) e nada mais. Em 2003 já tinha um princípio de trabalho, alguns amigos (uns 04) e uma namorada, mas a vida adulta já estava se construindo.
Hoje, quando viajo para passar uma semana fora (a trabalho), deixo MUITO para trás. Graças a Deus, tenho minha família aqui, muitos amigos (uns 08), um (bom) trabalho, uma namorada, 02 afilhados, sobrinhos, 01 cachorro e 01 Tippmann A-5. Tenho muito a deixar para trás (e não deixaria).
De fato, adaptar-se hoje em dia, a outra vida, não é mais uma opção. E, quando viajo a trabalho (por mais que goste do meu trabalho) anseio cada dia para voltar para o meu status quo anterior, para casa, bem ao estilo Dorothy, there's no place like home.
Mamãe, como sempre, tem razão: "faça as escolhas de sua vida cedo. Depois, ficará muito difícil".

2 Comments:

Blogger Alexandre Disraelly said...

Este comentário foi removido pelo autor.

8:29 AM  
Blogger Alexandre Disraelly said...

Escrevi algo sobre isso outro dia. A única coisa que ainda tenho dificuldade de me adaptar é ser liso, mas como dizia o Bruce Lee:" "Seja como a água, adapte-se." Abraço amigo.

8:30 AM  

Postar um comentário

<< Home