03 abril 2010

Chico Xavier: O Filme.


Cheguei agora da sessão das 18:30hs do filme Chico Xavier. Muito bom.

O filme mostra um homem com conflitos humanos e a espiritualidade como algo inerente e próximo do humano.

Gosto de filmes que fazem as pessoas se sentirem bem. Este faz. Gosto de me sentir uma pessoa melhor. E, sabem, pouco me importa se o filme será um sucesso de bilheteria (não penso que vá sê-lo pela audiência que vi).

O que importa é que o filme é um sucesso humano, e isso basta. No cinema, não me contive e observei por diversas vezes a reação da audiência: pessoas agarravam suavemente as mãos uma das outras, aparentavam equilíbrio e muitas oravam o pai nosso, nas vezes em que a oração do pai aparecia na película.

O filme acertou em cheio em um ponto: mostrar o bom humor do homem Chico ao longo de toda a produção. Mesclar um assunto tão sério com um cativante humor do homem Chico faz-no mais humano, mais acessível e ancora o assunto do Espiritismo no ponto mais acessível do povo Guarani: o humor.

Ao sair do filme, uma passadinha na Siciliano com Mamãe e uma constatação: na estante dos livros de espiritualidade, esta palavra está grafada: espirutualidade. Informei a vendedora. Bom filme a todos. Vale a pena cada moeda.