03 janeiro 2007

O BB e o cadastramento de computadores

Descobri, após o retorno do recesso, que o Banco do Brasil tenta (ao menos na minha conta), mais uma vez, e mais insistentemente ainda, forçar seus clientes (consumidores) a acatar o malfadado "cadastramento de computadores". Trata-se de uma "solução" para evitar fraudes nas contas bancárias, acessadas pela Internet.
Ora, lobo em pele de cordeiro. Com essa "alternativa" o BB só protege a si mesmo, e não a seus correntistas. Ao contrário, limita-os. Passa-se a só poder acessar o BB On-line através de certos (e limitados) computadores, previamente cadastrados (??). Com isso, o consumidor ajuda a produzir prova contra si mesmo, ajudando o banco (banco não ajuda a ninguém).
Agindo assim, o BB parece Hermes, a defender os humanos, e condutor das almas a Hades, deus da fortuna, patrono dos ladrões. Essa solução equilibra segurança na mesma proporção que desequilibra acessibilidade. O BB não convence com essa "solução".
Se o banco tá perdendo dinheiro com as fraudes, que melhore seus sistemas (e não dificulte a vida de seus clientes).

4 Comments:

Blogger Jota Pedroso ( Estou no Facebook ) said...

ola,hoje fiquei sabendo ao aceçar minha conta no internet banco,caixa economica federal.;que agora,me disem sou obrigado a cadastrar meu computador,isto é um absurdo;pois com sertesa ´,ésta atitude dos bancos é uma interferencia nas liberdades individuais;pois;quém garantirá que:alguns bancos em determinadas regiões do Brasil,não vá ofertar éstas informações, a politicos,ou grupos ,enteresados na captura de cidadões;que por ventura em alguma região do Brasil;por alguma razão protexta contra algum governo autoritário,tipo esterminio discréto de população póbre,através da espéra por cirurgias na fila do sus,que se arrasta por anos em alguns municipios do Brasil;pois estes governos municipais tém poderes escusos em alguns lugares,assim tipo uma máfia que envolve até alguns policiais corruptos que por ventura surja.ísto é um grande perigo:``o cadastramento de computadores pelos bancos´´;já que projéto tal não conseguiu aprovação em Brasilia;mas por uma espertesa de alguém;quér controle maior do cidadão,quém sabe estão em parceria com os bancos.este projéto em pratica já pelos bancos´ tém algum outro entereçe... !controlar as nossas liberdades.vamos todos ,refletir jente brasileira. j pedroso radialista rs

4:39 PM  
Blogger Lara Souza said...

O cadastramento de computadores não tolhe a liberdade de ninguém,embora seja em primeira instância auto-proteção dos bancos. Lido com fraudes eletrônicas e percebo um certo relaxo na maneira em que as pessoas conduzem seus acessos online: um micro residêncial, sem anti-vírus, sem firewall, navega pelas contas bancárias, muitas vezes passando informação em tempo real aos "piratas virtuais"; outros ainda são capazes de usar computadores públicos para acessar suas contas (lan-houses). É um verdadeiro suicídio da privacidade! É verdade que as instituições financeiras só pensam em lucro, no entanto, toda e qualquer instituição (empresa, loja, boteco) pensa desse jeito! Com relação a venda de listas de clientes, ela já é comum entre grandes lojas que vendem o cadastro de seus clientes. Você já deve ter recebido uma propaganda de alguém, via correio ou via e-mail, que nem sequer conhece (SPAM), como acha que eles o conseguem? Mas pode ficar tranquilo em relação aos bancos, sabe por quê? Há uma lei sobre "sigilo bancário" que impede que a instituição financeira repasse suas informações a outrem. Vale lembrar, que das poucas leis que funcionam está é uma das mais eficazes: já ouvi falar de funcionários demitidos por quebra de sigilo e até um ministro perder seu cargo por isso (Palloci). Agora, venhamos e convenhamos: pior do que ter que acessar o micro com SEGURANÇA é ler comentários que "protexta" e "estermina" a língua portuguesa. Pessoal vamos ler mais e ler o que presta, teoria da conspiração é coisa de adolescente mimado, como diria Roger (Ultraje a Rigor)em "rebelde sem causa". O papel aceita qualquer coisa, principalmente comentários desprovidos de inteligência e de informação. Fontes: Acordo de Basiléia, I e II, Lei Complementar nº 105/2001 e Lei nº 10.174/2001.

5:19 AM  
Blogger Lixo eletronico said...

Caro senhor Dilermando.

Contribua o senhor também para não assassinar a língua portuguesa. "Residêncial", graças a Deus, ainda não consta no meu dicionário...

9:30 AM  
Blogger Editor said...

Amigo, se os usuários vem sendo roubados pela internet a culpa, creia é dele mesmo. Veja essa matéria que elucida isso de forma simples:
http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=255132

9:40 PM  

Postar um comentário

<< Home