19 setembro 2007

Má perdedora

Política é, antes de tudo, articulação.
A oposição no Congresso Nacional demonstrou que não teve habilidade política para afastar Renan Calheiros, mesmo tendo o MP, a mídia e boa parte da opinião pública a seu favor.
Mesmo assim, com quase tudo a seu favor, perdeu. Essa mesma oposição (que não soube ser boa ganhadora), mostra-se agora má perdedora, e, ao perder, demonstra de novo que não sabe se articular, e resolve reagir muito mal: fazendo birra.
Renan está na política desde 1978 e tem dois irmãos deputados federais, um filho prefeito e um grande número de amigos íntimos na política: é articulado. Além disso, trabalha pela governabilidade e, em razão disso, tem o apoio da Presidência. A oposição pecou por não respeitar um homem com o currículo articulado de Renan, e o ajudou a provar o político que é, que aguentou 03 meses de espancamento público reiterado, e receber 40 votos (versus 35) a favor de sua absolvição.
Sun Tzu já dizia: conheça seu inimigo. Hoje, certamente, a oposição conhece Renan Calheiros.
O que não aceito, como cidadão, é ver essa oposição desarticulada, vencida em seu próprio jogo, vir com esse "papinho" de vingar-se de Renan não votando os projetos e emendas. Ora, nós os pagamos para que? para terem liberdade de decidir quando trabalham? para usarem seu munus (trabalho, obrigação) como forma de pressão política? isso é pior que o crime do qual Renan foi acusado.
A atitude da oposição gera mais crise e mostra a promiscuidade da oposição, frente a seus patrões (o povo). Bem verdade, entretanto, que o Senado está sim desmoralizado com todo esse escândalo, mas ficará pior com a "birra" da oposição.
Se Renan mostrou-se mais articulado, é a hora da oposição mostrar que sabe jogar o mesmo jogo, articulando-se. Mas, por uma questão moral, deve fazer isso dentro dos limites da moralidade, legalidade, publicidade e transparência (em oposição às atitudes de Renan).

(Em tempo: não sou eleitor de Renan e nunca, nunca, nunca mesmo segui o partido dele.)

2 Comments:

Blogger Bony Daijiro Inoue said...

Mas sabe o que é mais intrigante?
É que ninguém foi atrás da construtora que corrompia o Renan. Não absolvendo o Renan, mas se há um corrupto, existe um corruptor. Então se vamos degolar o corrupto, comecemos pelo corruptor!
Mas o pior de tudo é ouvir José Agripino falar em retidão....

5:59 AM  
Blogger Fawller said...

"moralidade, legalidade, publicidade e transparência"? Esses feladaputa não sabem o que é isso não! Um rebanho de safado, escroque, bandido, salafrário, ladrão, pilantra, sem-vergonha, larápios, caras-de-pau, pau-no-cú etc, etc, etc...

7:36 AM  

Postar um comentário

<< Home