25 janeiro 2009

N95 x N96: review e primeira análise.

Recebi ontem, para testes, o N96, candidato a suceder o N95. Passemos ao review, seguindo a linha dos reviews feitos dos aparelhos Treo650, Treo 680, Qtek A9100 e Nokia N95.
Quanto a câmera, inobstante seja uma respeitável Carl Zeiss, ainda perde para alguns Sony Ericsson Cybershot, em foco e velocidade de captura. Fora isso, não perde para nenhum outro celular. Sonho ainda com o face recognition para celulares, mas enquanto isso não vem a Nokia nos trouxe um outro mimo: o celular é equipado com A-GPS, o que permite registrar a localização de onde a foto foi tirada. Besteira? é nada, tremendo avanço, isso sim. Pensem nas possibilidades.
Memória não é problema, dados os 16GB internos, expansíveis até 24GB. O danado do N96 é capaz de gravar 40 horas de vídeo e funciona em redes 3G (HSDPA); tem uma Wi-Fi que conectou bem mais rápido que o N95. A tela de TFT tem 2,8 polegadas, resolução de 240 x 320 pixels e 16 milhões de cores. O peso do aparelho é 125 gramas.
O N95 ganha fácil em usabilidade e ergonomia. O teclado do N95 é melhor, mais sensível, mais rápido. O próprio apoio dele na mão é melhor. Parece até que o N96 foi projetado para não ser usado por quem dirige e usa o celular ao mesmo tempo (todo mundo dirige e usa celular ao mesmo tempo, tiveram até que criar multa contra isso).
Confesso que não consegui testar ainda, a fundo, o GPS do N96, já que o do N95 deixa MUITO a desejar, notadamente em condições de baixa recepção de satélites, mas - logo mais - testarei isso no campo, e reporto para vocês.
Também não deu para tentar um overclock dele, mas logo mais vem. Finalmente, se a Claro deixar, testarei o streaming do Qik nele, já que pretendo neste 2009 passar a usar esse recurso de forma maçica.
O N95 foi, seguramente, projetado para usuários hardcore, enquanto o N96 é mais patricinho. Exemplo disso é a preocupação com multimídia (muita memória) e a atenção dada a recepção de TV (a qual não funciona no Brasil). Afora o citado acima, creiam, não há mais novidades no N96, é quase um remake do N95.
Companheiros, embora O N96 seja bonito e elegante, até presente data não vejo como justificar o investimento.