11 julho 2006

... Apenas a ponta do Iceberg.

Acabei de ler no blog do Fawller matéria do cotidiano dele, na qual, ao final, ele lamenta a ausência de ética dos advogados. Fawller escreve legal, e recomendo a leitura da matéria, para que se entenda o post que deixei para ele, lá no blog dele, e que reescrevo aqui.

"Prezado Fawller, compreendo suas irresignações. Eu mesmo, como advogado, por vezes também me deixo tocar pelos problemas dos clientes; alguns tão pertinentes que nos fazem perder o apetite. Mas não é culpa dos advogados. De fato, somos somente a ponta do
iceberg. 90% da massa do problema está abaixo da água, below the surface. O grande problema do Judiciário é o Judiciário e sua afeição por "jogos de poder". Juizes e promotores que se matam por poder, procuradores que mantém réus presos em excesso de prazo só para parecerem durões, o MP que adora holofotes, Juizes que julgam (sempre) a favor do Estado. Serventuários descomprometidos e servis ao poder (dos juízes). Na verdade, amigo Fawller, os advogados são a menor parte do problema, pois não temos poder. Poder nenhum, senão requerer, requerer, requerer, humildemente. Tenho processos parados há 03 anos (a juiza não despacha), processos perdidos (na 7a. vara mesmo), clientes presos há 1.200 dias e tanto o juiz quanto o TJ não concedem liberdade provisória (por motivos políticos), processos achincalhados por laudos periciais obtusos, serventuários que tem que me acompanhar na xerox e tenho a Prefeitura desapropriando terrenos (de 250m) de clientes meus por R$ 41.000,00, quando valem R$ 150.000,00.
É, Fawller, vida de advogado é dura, e somos a menor parte do iceberg. Entretanto, somos a parte que não consegue se esconder. E, tal qual o iceberg, podemos ser vistos vindo, mas não somos a parte que bate no navio, e o afunda. Quem bate no navio são os 90% que estão abaixo da linha d´água."

Para quem quiser conferir, escrevi artigo sobre isso no Jornal O Mossoroense. Leia Aqui -chama-se "A Juvenilização da Justiça".