23 junho 2007

... o fim do primeiro semestre.

Ontem, 22/07/2007 foi a última aula desse semestre letivo na FAL. Momento peculiar e muito emocionante. Primeiro porque os alunos compareceram em massa. Segundo, porque o coordenador do curso compareceu a aula.Terceiro porque todo fim de semestre é um momento emocionante. O fato de ter estado um semestre inteiro ao lado de uma turma, conhecendo seus anseios, seus jeitos, brincadeiras, confrontos, deficiências e excelências, torna o professor meio que "um pai".
Pois bem, meus filhos me brindaram com um presente e me fizeram uma homenagem, através do líder da turma. Emocionante. Mesmo os egocêntricos se emocionam.
De longa data sei que o alimento da alma não é o dinheiro, tanto que desde o início do semestre não coletei um único contracheque sequer. Todos ainda me aguardam no setor de pessoal da instituição. Na FAL não ensinei por dinheiro, a exemplo do FISK, da UFRN e de tantos outros lugares onde já lecionei.
A homenagem do alunos e o título, pela FAL, de melhor docente do semestre, valem mais do que R$ 100.000,00. Próximo semestre serão duas disciplinas. Meu muito obrigado a instituição (em especial a Geilton Protásio) e a todos os meus "filhos" acadêmicos. A vcs, minha razão de lecionar.