07 fevereiro 2008

... precisamos de Barack.

(republicado por ser muito pertinente ao momento político americano, e por ter surgido de um diálogo com Tato minutos atrás).

... no meio desse vendaval de escândalos políticos do Brasil, veio-me a mente o discurso de barack obama (negro, filho da mãe branca do kansas e de pai nascido no quênia). Ele estudou em Harvard e poderia bem ter sido o primeiro presidente negro da história da américa "branca". Veja e ouçam o discurso dele, e observem se sentem a mesma "energia" que eu senti, em Janeiro/2007.
Abaixo, a tradução (não literal) de um trecho.

------------------------------------------
"(...) Se há uma única criança na cidade que não sabe ler, eu me importo com isso, mesmo não sendo meu filho; se há um idoso que não pode pagar por seus medicamentos, e acontece de ter que escolher entre comprar seus remédios ou pagar seu aluguel, isos me faz me sentir mais miserável, mesmo que não seja meu avô ou minha avó; se há alguma família que tem um filho sendo julgado agora, sem respeito ao devido processo legal e sem o benefício de ter um advogado, isso fere os meus próprios direitos civis, mesmo se não for a minha própria família. O que mantém um país unido, e uma nação inteira, é esse sentimento de que somos responsáveis uns pelos outros. Ou nós vemos a política com criticismo e ironia, ou nos olhamos a política com esperança, com a esperança de construção de um mundo melhor.Esperança. Alguns poderão ridicularizar essa palavra, mas é algo extremamente forte. Mas não falo da esperança comum. Falo daquela esperança que faz os escravos sentarem em volta da fogueira, e pensar em liberdade. Esperança frente as dificuldades, frente aos problemas, frente a incerteza. Falo da audácia de se ter esperança. No final das contas, é o maior presente que Deus nos deu: a esperança. Eu acredito que podemos dar emprego aos desempregados, casas aos sem-teto, e resgatar os jovens desse pais da violência e do desespero.(...) e fora dessa escuridão política, dias mais claros virão."
-------------------------------------------

1 Comments:

Blogger Bony Daijiro Inoue said...

Político em campanha é um bicho preocupado bragarai com o povo....

3:45 AM  

Postar um comentário

<< Home