28 junho 2007

... pagamentos digitais.

Há alguns anos só pago minhas contas via Internet, usando os belos recursos do primeiro banco do pais. É batata. Diversas contas já são cadastradas direto no débito on-line, enquanto outras são pagas cotidianamente via BB. Mas tudo via web.
As vantagens são inúmeras, indo desde se poder pagar contas de qualquer cyber-café até a desnecessidade de filas, deslocamento e submissão a horários bancários. Mas, seguramente, a possibilidade de manter registro dos pagamentos lidera o ranking das vantagens.
Hoje precisei disso. Tentando me consultar (fortíssima crise de garganta) meu plano alegou dois meses de atraso (ambos do ano de 2006), e principiou a negar-me atendimento. Quem me conhece sabe, eu levaria uns 10 dias para achar os comprovantes de pagamento dessas contas (e dançaria com R$ 300,00). Mas, bastou uma consulta rápida ao BB On-line e já identifiquei os pagamentos, re-imprimi os comprovantes, e solucionei o problema (tudo isso em menos de cronometrados 6min).
Os recibos pagos “à boca do caixa” são únicos e perigosos. Se vc os perde, e a empresa credora alega inadimplemento, é vc quem tem que se virar para resolver (leia-se, pagar de novo).
Já em 2004 a TV Tropical me entrevistava sobre as vantagens dos pagamentos “digitais”. Hoje, em 2007, me assombro ao ver sobre a mesa de Pedro dezenas de pagamentos “à boca do caixa”, originais, únicos, insubstituíves. Perigosas armas contra pessoas desorganizadas como eu.