24 fevereiro 2008

... arquivo X.


... inscrição rupestre.
... encontrada em Canoa Quebrada/CE.
... enviada aos pesquisadores do BURN.
... até o momento não identificada.

19 fevereiro 2008

Putz...

- Erivaldo conseguiu a façanha, hoje, de bater o mesmo carro duas vezes. -

Fatern e os gritinhos...

Há uma academia ao lado da FATERN (quase parede-colada). Enquanto estamos dando aula, os professores de spinning (acho que é spinning) estimulam seus alunos a dar gritinhos e gemidos para "entrar no clima" da academia.
O curioso é que meus alunos igualmente se estimulam, ao som dos gritinhos e gemidos das meninas da academia.
No meio de explicações sobre direito tributário, se houve "(...) aê, vamo lá, galera, subindo a ladeira, uhh, uhh, ahh, ahh, mais forte, vamo suá (?!), acelera ai (...)".

17 fevereiro 2008

... impressionou bracarai.


... o filme Sweeney Tood (o demônio barbeiro da rua Fleet) vale cada centavo. Johnny Depp, cujo qualidade artistica é inconteste, pulsa no apogeu de sua interpretação. A mistura Tim Burton/Depp conseguiu (muito bem) ambientalizar o séc XIX e seus multiversos. Trata-se de um musical encantador, entretanto, ao mesmo tempo, assustador (mesmo).
... certas cenas chocam com facilidade. Não leve um sanduiche para a sala, vc certamente comerá um pedaço de vc mesmo.

pré-oscar 2008.

Veio-me uma idéia a mente. Dia 24/02/2008 rola a festa do Oscar 2008 (academy awards). Percebi que, dos filmes indicados, eu assisti só uns cinco. Imaginei, então, antes da data do Oscar, fazer uma noite de filmes aqui em casa, para assistir todos os concorrentes que estiverem a disposição (obviamente, regada a vinho e seus acompanhantes).
Aqueles que se voluntariam a esse árduo trabalho, há 06 vagas ainda em aberto (tragam suas redes e colchonetes).

... finalmente, Lessig shareado.

O livro "the future of ideas" (Lawrence Lessig, fundador do Creative Commons), acaba de ser licenciado como tal, sob licença non-commercial, e, portanto, está disponível para download, podendo ser copiados e distribuidos livremente.
Lessig foi nosso professor em Harvard, e, com esse ato, disponibiliza - finalmente - seus 04 livros na web.
Acessem: code (v1), code (v2), free culture e the future of ideas. Dá pra encontrar os textos em PDF e em formato wiki, hospedado no Socialtext.

16 fevereiro 2008

... Jornalzinho fuleira.

... Vou parar de assinar a %(#$@*! da Tribuna do Norte. Jornalzinho sem futuro, 90% das notícias provém de política. Será que nada acontece na %$@# dessa cidade, que mereça menção?

13 fevereiro 2008

arre égua.

... fiquei impressionado. Tava baixando arquivos a 54,3kb/s.

12 fevereiro 2008

... mergulho na tecnologia.

Aqui no Rio, terminada a audiência, corri para o centro da cidade, para o infocentro, shopping com mais de 200 lojas de tecnologia. Gastei 04-05 horas lá. Vi de tudo, mas me concentrei em notebooks e gadgets para redes 3G.

Redes 3G é o nome dado as redes de alta velocidade (banda larga móvel) para celulares. A velocidade chega a 2,4Mbits/seg (umas 20x mais que a porcaria atual).

Peço desculpas, mas não olhei celulares, já que os considero o anterior estágio da evolução. Observei somente smartphones e seus gadgets subsequentes. E, assim, dois monstros me chamaram a atenção, de novo. O TYTN II (R$ 2.390,00) e o E-TEN X800 (R$ 2.500,00). Inobstante os preços sejam meio salgadinhos, os dois são o sonho de consumo dos amantes-platônicos das redes 3G, e dos recursos que atualmente já existem.

Discordo da Info quando põe o TYTN II (apelidado de Kaiser) no topo da cadeia alimentar. O E-Ten é, de longe, mais evoluido (melhor processador - 500mhz, mais funções, mais estável, wm6, tela vga e, acima de tudo, é bonito).

------------------------
postado via wi-fi
------------------------

... querem por medo em mim.

Aconteceu agora. Ao chegar ao Galeão, compro uma Info em uma banca. Pergunto, incontinenti, ao caixa:
" - amigo, sabe me informar onde encontro aqui o melhor sinal wi-fi?"
Muito reflexivo, o funcionário responde:
" - tá vendo aquele sinal na coluna? pois bem, se tem aquele sinal, ali o sinal deve ser bom"
" - mas aquele é um sinal de proibido fumar", retruco atônito.
" - (...) ah, é, tem razão. não tinha notado isso".

... no RJ.

Conforme planejado, amanheci no RJ para audiências. Assistir o nascer do sol entre o sobrevôo do Rio e os vitrais do Galeão é realmente algo. Tomo café no "demoiselle" e logo encontro no gerente um membro do Grande Oriente. O broche na lapela surte efeitos.

------------------------
postado via wi-fi
------------------------

10 fevereiro 2008

... instruções para relaxar III.


... já passam das 00:12 e continuo curtindo a mudança de ritmo. A botticelli tá pra baixo de meia (o gosto é meio "meia-boca"), Juanita veio pra baixo de Edgar, os queijos tão meio-comidos, e escuto Jack Bauer ao longe (quem deixou a tv do quarto ligada?). O vinho te faz dormir super-bem (se Deus permitir), e meus pés tão meio dormentes. Foi uma noite agradável e diferente.

... instruções para relaxar II.

... após o banho decidi avacalhar com o resto da noite (jazz na cabeça). Armei a rede na frente da casa, enchi de almofadas e liguei Edgar (o notebook) para elaborar os planos de aula das (04) disciplinas a ministrar nesse semestre (2008.1), nas duas faculs. Nada de petições, agenda ou e-mails profissionais agora. Nada de msn, skype, trillian ou outros métodos de comunicação on-line (os clientes sempre me acham neles). Não demorou (Diana Krall e Elvis Costello continuavam a tocar) e abri uma garrafa de Botticelli 2006, 12% (vale do são francisco, cabernet sauvignon) para acompanhar o gorgonzola e o camembert que Jamile e Diego (meus irmãos) trouxeram do extra.
Juanita, ao lado, me faz companhia desde o começo da idéia.

... instruções para relaxar.

Depois de dois dias extenuantes (duas cidades diferentes tentando soltar o mesmo cara), voltando a Natal/RN, resolvi me dar alguns luxos e mimos: banho no escuro, incenso acesso (desses que atraem dinheiro) e Diana Krall ao fundo (Boulevard of Broken Dreams e the look of love). 20min sentado no chão do banheiro, água na cabeça, incenso nos sentidos, e Diana no espírito. Delicioso, vcs todos deveriam experimentar.

07 fevereiro 2008

... cronograma apertado.

Cronograma da semana:
  • Dia 11/02/2008 - Café-da-manhã (FATERN), Abertura do ano maçônico (GLERN) - Natal/RN;
  • Dia 12/02/2008 - Audiência no Rio de Janeiro/RJ;
  • Dia 13/02/2008 - Sustentação oral na 2a turma recursal;
  • Dia 14/02/2008 - Audiência em São Paulo do Potengi/RN;
  • Dia 15/02/2008 - Sustentação oral no TRF5 - Recife/PE;

(... fora os diversos e muitos compromissos diários)

... precisamos de Barack.

(republicado por ser muito pertinente ao momento político americano, e por ter surgido de um diálogo com Tato minutos atrás).

... no meio desse vendaval de escândalos políticos do Brasil, veio-me a mente o discurso de barack obama (negro, filho da mãe branca do kansas e de pai nascido no quênia). Ele estudou em Harvard e poderia bem ter sido o primeiro presidente negro da história da américa "branca". Veja e ouçam o discurso dele, e observem se sentem a mesma "energia" que eu senti, em Janeiro/2007.
Abaixo, a tradução (não literal) de um trecho.

------------------------------------------
"(...) Se há uma única criança na cidade que não sabe ler, eu me importo com isso, mesmo não sendo meu filho; se há um idoso que não pode pagar por seus medicamentos, e acontece de ter que escolher entre comprar seus remédios ou pagar seu aluguel, isos me faz me sentir mais miserável, mesmo que não seja meu avô ou minha avó; se há alguma família que tem um filho sendo julgado agora, sem respeito ao devido processo legal e sem o benefício de ter um advogado, isso fere os meus próprios direitos civis, mesmo se não for a minha própria família. O que mantém um país unido, e uma nação inteira, é esse sentimento de que somos responsáveis uns pelos outros. Ou nós vemos a política com criticismo e ironia, ou nos olhamos a política com esperança, com a esperança de construção de um mundo melhor.Esperança. Alguns poderão ridicularizar essa palavra, mas é algo extremamente forte. Mas não falo da esperança comum. Falo daquela esperança que faz os escravos sentarem em volta da fogueira, e pensar em liberdade. Esperança frente as dificuldades, frente aos problemas, frente a incerteza. Falo da audácia de se ter esperança. No final das contas, é o maior presente que Deus nos deu: a esperança. Eu acredito que podemos dar emprego aos desempregados, casas aos sem-teto, e resgatar os jovens desse pais da violência e do desespero.(...) e fora dessa escuridão política, dias mais claros virão."
-------------------------------------------

...novas fases.

"O pessimista se queixa do vento. O otimista espera que ele mude. O realista ajusta as velas"