28 junho 2007

Feliz Aniversário Mamãe...

Em alguns minutos chega o dia 29/06/2007, o dia mais esperado do ano. É o aniversário de minha mãe, de longe a mulher mais "especial" que conheci até hoje.
Mamãe veio do nada, de um sítio no pé de uma (das muitas) serras de Catolé do Rocha/PB, de uma família na qual até hoje ela é a mais culta, e na qual foi a única filha (de mais de dez) a se formar.
Saindo do mato, gerou e criou (sozinha, graças ao sem futuro do meu "pai") uma família de 03 filhos, abdicando de sua individualidade para manter sua família.
Como mais velho, lembro bem as (diversas) vezes nas quais dona Raimunda, após trabalhar dois períodos e estudar a noite, chegava em casa as 23hs e ia cozinhar (para toda a semana) e lavar roupa (no tanque), em diversas casinhas de aluguel nos periféricos bairros da antiga Mossoró, até umas duas da manhã. Obviamente só dormia entre 02 e 06hs, pois os rebentos tinham que ir a aula cedinho. Várias dessas vezes o amedrontado garoto hallrison lhe fazia companhia até tarde, sentado ao pé do tanque (o covarde tinha medo de ir dormir sozinho).
Muitas (muitas mesmo) foram as dificuldades, enfrentadas com significante dignidade. Fez de tudo para graduar-se (foi operária da Guararapes, trabalhou no comércio, vendeu confecções, bijoux e material do Paraguai no bagageiro de sua sempre fiel e cor-de-rosa Renata), e graduou-se. Até hoje insiste em graduar todos os filhos.
... a você, meu exemplo, minha mãe, minha amiga, Feliz Aniversário e peço a Deus, para ti, muitos (muitos mesmo) mais anos de vida longa e saudável.