26 maio 2007

Review do QtekA9100


(pics by Bleony).

Recebi da TIM o QtekA9100, faz alguns meses. Há outros reviews que podem discordar um pouco das minhas impressões, mas sigo firme e convicto de que o Qtek é quase um erro de projeto, para usuários inexperientes. Meu smartphone anterior é um Treo650 (demanda respeito), e assiste à escrita desse review com um largo sorriso de vingança na tela.

O trauma inicial do aparelho é esse. Ele é fabricado (presumo) para usuários experientes, e não para curiosos (meu caso).

O acesso wi-fi do Qtek é sofrível (parece o hotspot do Midway Mall), quando comparado ao que ele promete ser. Funcionou legal no meu escritório, mas só lá. Há grande dificuldade de manuseio do aparelho, notadamente se vc quiser fazer isso com uma mão apenas. É um celular projetado para quem tem ambas as mãos livres, a todo tempo. A tela touch-screen tem um tempo de resposta pouco aceitável e suas fontes quase desaparecem à plena luz do dia.

Achar programas para o Qtek iguala-se a encontrar a fórmula de cold fusion. E quando se os acha, são caros, e quando freewares, tem pouca, nula ou nenhuma utilidade real. O processador de 200mhz é uma piada quando necessitamos rodar uma multimídia mais pesada (o TCPMP sofreu), usar multi-janela ou ativar o Skype (um must-have, na atualidade). Streaming e VoIp nem pensar.

Há pontos positivos, entretanto. O S.O. WM5 (windows mobile 5) tem excelente conectividade com PCS. A transmissão bluetooth do aparelho é um charme, e o mesmo se diga da infravermelho. A tela "today" do aparelho é útil e bem desenhada, ajudando a compilar informações úteis todas em mum único espaço. Testei alguns headsets bluetooth e todos funcionaram bem, especialmente o meu (Jabra BT250). O suporte PDF nativo (não tem nos Palms) é outra vantagem que merece menção.

Já mencionei que aceita dezenas de comandos de voz? pois é, nem tudo é podre no reino da dinamarca. Há quem poderia mencionar que os cartões mini-sds (adquiri um de 2Gb) são um problema (por serem mini), mas já vejo isso de forma diferente. É uma vantagem. Com um adaptador vc consegue converter o mini-sd sm SD, o inverso seria impossível. Então ponto para o Qtek. Com o adaptador posso usar meus mini-sds no Treo, sem problemas.

A Câmera do Qtek (1.3mp) apresenta boa qualidade de imagem e os diversos modos de fotografia, mesclados a filmagem e modo sequencial (tudo no mesmo botão de seleção) dão um tom sui generis ao aparelho. O flash, entretanto, desaponta e é inútil em quase todos os casos (não, mentira, ele serve como lanterna no quarto). O som do aparelho é bom e alto, o que faz do viva-voz uma realidade.
Não testei overclock (ainda), pela obviedade (pouco tempo para tanto, e menos ousadia do que há 05 anos). Mas tentarei na próxima raiva que o Qtek me fizer (ontem quase testei a resistência mecânica dele contra a parede).
Procurarei postar mais reviews, brevemente, e indicar (para os novéis usuários) softwares testados, e onde "downloadea-los".