24 dezembro 2007

... faroeste potiguar.

Por volta do meio-dia, ousado e corajoso, peguei um alternativo para Umarizal/RN.
Tratava-se de um monza (modelo neanderthal), sem ar-condicionado, bancos antigos e odor característico de veículos de transporte de carga. O chassi e lataria velhos, sobre os quais pendiam duvidosos retrovisores, com a mesma ferrugem que povoava o capô, contrastavam com o cd-player novinho (com MP3, WMA), de marca da hora.
No Monza, perfeitamente acondicionadas 06 pessoas (03 na frente, 03 atrás, bagagens dentro e fora do carro).
Nas 2,1h que separaram Mossoró de Olho D´água dos Borges, a superlotação do carro, o calor de 36 celsius e o absurdo vento quente do oeste só perdiam para o (unberable) desconforto do estridente "aviões do forró em Mossoró", sic gravado recentemente na própria capital do oeste. (Saudades do bom e velho Joe).
Lembrei novamente de Livia (post anterior), e catei o curioso exemplar. Li 31 páginas, de uma catada só, evitando que a sensação térmica e a poeira me levassem a loucura.
Wilhelm (homem de grande capacidade filológica), a exemplo de outro post, uma vez mais, salvou o momento, abrindo-me um oasis de cultura naquele hostil deserto, teleportando-me (ao menos espiritualmente) para longe dali.

... reencontro com a leitura.

... em Mossoró/RN, resolvi em companhia de amigos, ir ao West Shopping. E lá, sabe Deus porque, entrei na Ciciliano.
Foi um comportamento inesperado (há décadas não entrava em uma livraria) contrariando os antigos hábitos de adolescência, e relembrando que tinha até medo de entrar na casa da revista (quando garoto), pela mais profunda ausência de dinheiro.
... mas não foi esse o fato que me impressionou, ao entrar na Ciciliano, a ponto de postar sobre isso.
Lá conheci Lívia Maia, estudante de publicidade da UERN, tenros 21 anos, obreira da livraria e portadora de um (sedutoramente) voraz apetite por leitura.
Tratamos uns 20min sobre livros, e espantei-me com a quantidade de leitura desta jovem de 21 anos e amadurecimento intelectual incompatível com sua fugaz idade (ainda mais em tempos atuais, de jovens superficiais e despolitizados).
Livia vendeu-me, com sucesso, e incentivou-me a ler a obra "Quando Nietzsche Chorou".

22 dezembro 2007

... é verdade.

Meu pai me disse um dia:
"Filho... você terá três tipos de pessoa na sua vida:
- Um amigo, aquela pessoa que você terá sempre em grande estima, que você sabe que poderá contar sempre; que bastará você insinuar que está precisando de ajuda e a ajuda está sendo dada;
- Uma amante, aquela pessoa que faz o seu coração pulsar; que fará com que você flutue e nada importará quando vocês estiverem juntos;
- Uma paixão, aquela pessoa que você amará, desejará incondicionalmente, às vezes nem lhe importanto se ela lher quer ou não, e talvez ela nem fique sabendo disso.
Mas, se você conseguir reunir essa três pessoas numa só - pode ter certeza meu filho:
- Você encontrou a felicidade."
(Augusto Schimanski - 1928/1973)

... Feliz Natal.



... um Feliz Natal a todos. (imagem inspirada na minha turma da FAL, curso de Segurança Pessoal e Patrimonial).

... quase disse não.

... não me pergunte porquê. Coisas diferentes causam impactos e impressões diferentes, em diferentes pessoas. "cheiro de amor", da Betânia, me agradou muitissimo, letra principalmente. Fazia décadas que não ouvia. Fez-me relembrar minha educação musical da infância, de volta rua Costa Filho, 35. Abolição I. Mossoró/RN. Eu quase não postei isso.

20 dezembro 2007

... Quero ver vc não chorar...

Todo Natal vem à nossa memória auditiva a lembrança de canções que rememoram momentos significativos. Assim, Noite Feliz(midi), Jingle Bells(midi), War is Over (midi), permeiam nosso imaginário diário, e nos pegamos cantando as tais no ponto do ônibus, dentro do carro, em casa, no escritório, até (e principalmente) no banheiro.

Nenhuma delas, entretanto, que podem ser baixadas aqui, traduz tão bem (para mim) o Natal quanto "Para não ser triste" (quero ver vc não chorar), de Edson Borges (o passarinho, o cara de saudosa maloca), remodelada para o extinto Banco Nacional.

Saiba mais sobre a história desse jingle aqui. (arquivo *.wma). Quer esse jingle? Gosta de outros jingles? Seja feliz. Ame. Dê amor. Cante. Feliz Natal a todos os nossos amáveis leitores.

Retrospectiva 2007

(...) escrito ao som de "offering", e acompanhado de uma boa taça de vinho...

Coisas boas em 2007:

a) sucessivas viagens a locais diferentes (Gramado/RS, Porto Alegre/RS, Guarapari/ES, Brasília/DF, Campinas/SP; São Paulo/SP; Recife/PE, João Pessoa/PB, Canoa Quebrada/CE);
b) comprei meu apartamento;
c) tornei-me apreciador de vinhos;
d) tornei-me mestre;
e) realizamos o SMOC 2007;
f) tive um aniversário do jeito que eu gosto;
g) FAL e FATERN;
h) pude fazer justiça algumas vezes;
i) fiz reflexões e revi histórias;
j) fiz viagens com bons amigos;

Coisas ruins em 2007:


a) não casei, e não vejo perspectivas disso para 2008;
b) furtaram meu Focus 2001;
c) apesar de ter ganho uma fortuna, ainda não sou rico;

18 dezembro 2007

... e que presente.


Minha namorada Net compreendeu bem o estilo in vino veritas, e presenteou-me, neste Natal de 2007, com uma adega climatizada de vinhos. Net tem se diferenciado no acerto dos presentes: uma chuteira, uma bolsa para futebol e uma adega. Muito obrigado, gatinha.

17 dezembro 2007

Offering e Shakeaspeare

Amigos, escutem a música, leiam a letra e vejam o clipe. Lindo. Uma bela mistura entre third day e William.

15 dezembro 2007

... in vino veritas.


Companheiros, decidi - de vez - entregar-me ao vinho e admitir Baco (palavra próxima a banco) entre o rol dos parceiros. As razões são muitas, várias e variadas. Faz-nos o vinho pensar as mais variadas coisas. Montesquieu sabia disso, ao dizer: "dai-lhes bons vinhos, e eles vos darão boas leis".

Manterei, para os amigos, sempre umas boas 20 ou 25 garrafas: serras gaúchas, do porto, vale do são francisco, argentinos, chilenos, uruguaios, franceses e, vez por outra, para lavar o chão, os italianos.

06 dezembro 2007

Primeira Impressão no Natal Norte Shopping

Hoje uma das melhores lojas da cidade abre filial no Natal Norte Shopping. Parabéns a todos os que fazem a Primeira Impressão, em especial seus proprietários Alexandre e Mônica Nobre.

01 dezembro 2007

... finalmente, a exaltação.

Hoje é dia de exaltação. Parabéns Volney e Valkley. :)
Exaltação, palavra que é poesia, que é doutrina, é mistério, revela-se hoje para os 03 companheiros, saudosos aprendizes da A.R.L.S. Cavaleiros DeMolay. 01/12/2007. GLERN. 09hs.